Amiúde

Crio este blog com duas certezas: a vontade de escrevê-lo vai passar e em algum momento, ainda que longínquo, vai voltar. Não espere encontrar mais do que textos desinteressantes de um jornalista desinteressado. A ver.

Saturday, April 28, 2007

Prazer, Otavio

Algumas situacoes inusitadas, infeliz e definitivamente, nao podemos evitar.

Nos ultimos seis meses minha cedula de identidade nao sofreu qualquer alteracao, mas o mesmo nao se pode dizer do meu nome.

Primeiro foi na gira sul-americana da Copa Petrobras.

No Uruguai e Argentina, que desconfio serem o mesmo pais, a mudanca foi sutil e compreensivel. A partir do terceiro dia ja me apresentava como "Octabio", afim de nao lutar contra o inevitavel.

No Paraguai ocorreu nao mais que uma pequena - mas inexplicavel - adaptacao. Virei plural. "Hola, mi nombre es Octabius".

Veio, entao, a viagem a Toronto - e com ela o novo sotaque. Nao se poderia esperar que a familia canadense, anfitria, fizesse diferente; mas depois de dois meses ainda provocam risos sufocados os gritos de "Oteeeeivios, diiiiiiner".

Ate ai tudo bem.

Mais surpreendente foi o que um amigavel japones, colega de classe, fez com meu nome. Depois de 40 dias descobri que quando ele falava "Ataja", referia-se a mim.

Resolvi tentar arrumar a situacao.

- Come on, repeat "O"

- "O"

- "Ota"

E ele:

- "Ota"

Eu, esperancoso:

- "Otavio"

A ducha de agua fria:

_ ... "Ataaja"!

Paciencia. Ele e esforcado e ja esta mais perto - ou menos longe - da pronuncia ideal.

Enquanto isso, "Otarjo" fica de bom tamanho.

3 Comments:

At 6:47 AM, Blogger Fabi Uchi said...

This comment has been removed by the author.

 
At 1:09 PM, Blogger Thais Hannuch said...

hahahah adorei.
td bem que nem sei se vc vai ver meu comentário, mas num custa deixar! hahahaha
Fiz um blog Tata, take a look:
http://inventarse.blogspot.com

 
At 10:46 AM, Blogger Unknown said...

tudo bem.. mas o otávio tá mentindo.. o japa num chamava ele de "atajá" não...
chamava de "NATAJA" hahahahaha
e o apelido dele aki sempre foi NATAJA...
vamos postar as verdades aki nataja, e não vamos nos privar de pequenos detalhes.... hahahaha
abçs meu brother

 

Post a Comment

<< Home